sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Restaurante Panorâmico de Monsanto

"No meio do nada com vista para tudo"



Exterior do edifício atualmente
Se não conhecem este sitio que venho-vos falar hoje, estão a perder uma vista sobre Lisboa de ficar sem folgo.
O Restaurante Panorâmico de Monsanto está lá numa das grandes colinas do parque, por si só já de ficar sem ar, tanto pelo tamanho mas também pela vista que tem.
No entanto, a vista do restaurante é especial, fiquei a saber da existência deste espaço através das redes sociais, a publicação de fotografias neste espaço despertaram a minha curiosidade.
Porém foi com uma pesquisa na internet, que percebi que este não é só um mais um dos espaços abandonados por Lisboa, este já foi um edifício de grande notoriedade.
O Restaurante Panorâmico de Monsanto foi construído em 1967 pela Câmara Municipal de Lisboa e abriu portas em 1968.
O seu formato redondo, e em que por todos os lados teria vista para a cidade, era o grande foco da construção, em tempos este foi o grande ex-libris da cidade.
Com o passar do tempo as coisas começaram a mudar e por consequência a correr mal. O espaço passou por diferentes áreas, desde discoteca, bingo, escritório de empresa e até por um armazém.
No ano de 2001 o espaço fechou para sempre portas, por variados motivos como a localização e o acesso ao espaço.
Atualmente a imagem que tem não tem nada a ver com a do passado a destruição é enorme, desde a inexistência de vidros, lixo, as paredes com grafites e tudo destruído.
A câmara de Lisboa já veio por várias vezes dizer que tem planos para o espaço, no entanto nada chegou a ser realizado até ao dia de hoje.
Aqui ficam algumas fotografias da vista, que o espaço tem e que na realidade é bem mais surpreendente, se ficaram curiosos pesquisem por imagens do espaço no passado e vão notar a diferença.










Sem comentários:

Enviar um comentário