quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Jardim Tapada das Necessidades

"No meio da cidade um enorme espaço verde!"



Vivo em Lisboa a quase 5 anos e se disser-vos que só agora no mês de Fevereiro soube da existência deste jardim, que me deixou encantada, estou a dizer a verdade. Este espaço é um jardim lindo, cheio de ar puro e enorme por sinal, enquanto lá estamos nem parece que estamos em Lisboa.


Este foi em tempos um espaço privado da família real, construído em 1607. D. João V em 1742,  com a compra de terras agrícolas circundantes, alargou o espaço e mandou construir um convento, um palácio para a sua residência e uma horta. Já em 1843 D. Fernando,  mandou redesenhar o espaço verde e transformou a zona das horta num jardim inglês. Posteriormente,  entre 1855 e 1861, D. Pedro V mandou construir a estufa circular. Durante o reinado de D. Carlos  foram construídos um campo de ténis e o Pavilhão, conhecido por Casa do Regalo. Este foi um espaço onde praticamente todos os monarcas portugueses viveram, inclusive D. Manuel II, o último rei de Portugal.

   
 Foi em 1991, com o avançado estado de degradação dos jardim, que a Câmara Municipal de Lisboa com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e a Junta de Freguesia dos Prazeres estabeleceu um protocolo e procedeu à a  abertura do jardim ao público. 
Atualmente o espaço tem uma área de 10 ha e ainda têm algumas das antigas construções, como a estufa circular, os lagos, o pavilhão e o chafariz. 
A localização  do jardim  perto do Tejo, da Tapada da Ajuda e do Parque Florestal de Monsanto dão-lhe um elevado valor ecológico. 
Eu visitei o espaço a um domingo a tarde, de sol, havia apenas algumas famílias, pais a brincar com os filhos pelo jardim, algumas pessoas a fazer exercício e outras, como eu, simplesmente a passear.
Vá não percam mais tempo e coloquem na vossa agenda, visitar o jardim da Tapada das Necessidades, não se vão arrepender!!

Sem comentários:

Enviar um comentário